Pesquisar
Close this search box.

Com aumento de casos, governo gaúcho emite avisos de risco para as 21 regiões Covid no Estado

Segundo o governo do Estado, o número de novos casos de covid no Rio Grande do Sul saltou de uma média diária de 5,7 para 75,9 (para cada um milhão de habitantes) entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro

Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O gabinete de crise do governo do Estado emitiu, na tarde desta terça-feira (04), avisos de risco para todas as 21 regiões covid do Rio Grande do Sul, por conta do aumento de casos confirmados da doença nos últimos dias. Segundo o governo do Estado, o número de novos casos de covid no Rio Grande do Sul saltou de uma média diária de 5,7 para 75,9 (para cada um milhão de habitantes) entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro. Ainda conforme o governo do Estado, o aumento expressivo entre 26 de dezembro e 3 de janeiro apenas em parte pode ser explicado pelo atraso de registro no sistema. No texto publicado em seu site, o Palácio Piratini aponta que “o aumento dos números é consequência também do aumento da transmissão”.

O governador Eduardo Leite, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que o Estado vive um momento que requer muita atenção, pois, a variante Delta, que pressionou bastante o sistema de saúde no continente europeu, não nos causou tantos problemas. Porém, a variante Ômicron tem se mostrado bastante transmissível, sendo um potencial perigo ao Rio Grande do Sul”. O aviso é o primeiro nível de risco do sistema 3 As de monitoramento da pandemia. A emissão desse documento serve como um recado de aumento de perigo para os comitês científicos das 21 regiões do Estado, mas não obriga que os prefeitos adotem medidas de contenção. Já o alerta, nível seguinte de risco que não foi emitido nesta reunião do gabinete de crise, demanda medidas objetivas para conter a contaminação.  Os prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Serra vão se reunir nesta quarta-feira, às 17 horas, na prefeitura de Novo Cabrais para tratar a situação decorrente da forte estiagem.

Na ocasião também será avaliado o aumento dos casos da Covid-19 que motivou a emissão de Alerta pelo governo do Estado.  Apesar do Alerta, até o momento seguem em vigor os mesmos protocolos de prevenção que estão sendo observados nos municípios da Região 27 formada por Cachoeira do Sul, Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho. Os prefeitos da AMCSERRA reforçam o pedido para que sejam observados os cuidados necessários para evitar o retorno do coronavírus. Conforme eles, em caso de suspeita da doença, além do teste clínico, a recomendação é que a pessoa seja mantida em isolamento. A última vez que havia sido necessário emitir Avisos a todas as 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul foi em julho de 2021.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade