Foto: Divulgação
Nesta semana, entre esta segunda-feira, 07, e domingo, 13, acontece a abertura oficial do Circuito Rota dos Dinossauros – uma rota ciclo turística, que consiste em viajar de bicicleta. O circuito é proposto pela União dos Municípios do Circuito Paleontológico – UMCP, com o apoio de prefeituras. Ele foi planejado para ser percorrido de bicicleta e construído para aqueles que preferem o contato com a natureza, por isso o trajeto passa preferencialmente por estradas não pavimentadas (chão batido).
A região por onde o turista irá passar possuem condições propícias à formação e preservação de fósseis, fato que deu o nome a rota. Ao percorrê-la irá encontrar algumas réplicas de dinossauros pelo caminho. Neste primeiro dia, os ciclistas vão percorrer um trecho de 31,72 Km entre Candelária e Cerro Branco. No 2º dia eles vão percorrer Cerro Branco à Agudo – uma distância: 46,05 Km. No 3º dia, Agudo à Recanto Maestro – mais 52,90 Km. No dia 4 o percurso a ser percorrido será entre Recanto Maestro e Dona Francisca – distância: 50,28 Km. No 5º dia, o trajeto será entre Dona Francisca e Ibarama – 61,96 Km. No 6º dia da Rota, os cliclistas vão percorrer 36,23 Km entre Ibarama à Vila União – Candelária, e no dia 7º dia o percurso será entre Vila União e Candelária – um trajeto de mais 47,95 Km.
O principal objetivo do projeto é tornar viável um circuito na Região Central e Centro-Serra do Rio Grande do Sul, envolvendo 15 municípios: Candelária, Cerro Branco, Agudo, Restinga Sêca, São João do Polêsine, Dona Francisca, Ibarama, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Silveira Martins, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Sobradinho, Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete.