Pesquisar
Close this search box.

43 municípios gaúchos terão candidato único à prefeitura

No Centro Serra estão nesta condição os municípios de Arroio do Tigre e Lagoa Bonita do Sul.
Imagem: Rádios Sobradinho e Jacuí

Das 497 cidades do Rio Grande do Sul, 43 já sabem quem será o prefeito, porque terão apenas um candidato à prefeitura nas eleições de outubro. No Centro Serra estão nesta condição os municípios de Arroio do Tigre e Lagoa Bonita do Sul. São 10 a mais do que a disputa municipal em 2020, quando 33 nomes disputaram sozinhos a majoritária. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o Estado com maior número de candidaturas únicas, seguido por Minas Gerais (41) e São Paulo (26). Entre os solitários, cinco são de cidades que decretaram situação de calamidade pública após a enchente de maio: Feliz, Ponte Preta, Santa Tereza, Travesseiro e Vera Cruz.

O perfil dos candidatos e futuros prefeitos revela que 41, dos 43, são homens. As duas mulheres são as atuais prefeitas de Pejuçara, Flaviana Basso (MDB), e de Santa Tereza, Gisele Caumo (PP). Dos candidatos únicos, 42 se declaram brancos e a maioria (25) tem Ensino Superior completo. PP, com 13 concorrentes, e MDB, com 12, lideram a lista com mais representantes na eleição sem disputa. Serão ainda 12 chapas puras, sem coligações (seis do PP, cinco do MDB e uma do PDT).

O maior número de siglas coligadas está em Cacique Doble, com nove partidos de diferentes ideologias e espectros reunidos: PT, PCdoB, PV, MDB, PP, PDT, PL, Podemos e União Brasil. As informações foram extraídas da plataforma de dados abertos do Tribunal Superior Eleitoral. Oficialmente, os candidatos únicos precisam de apenas um voto para que sejam eleitos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade