Foto: Arquivo Pessoal
Nenhum caso de varíola dos macacos foi registrado até agora nos 12 municípios que compõem a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira 11 pelo titular da Coordenadoria Regional de Saúde, Júlio Lopes. Em entrevista à Rádio Sobradinho, ele disse que não houve nem mesmo o registro de casos suspeitos na região. No Estado, já são 29 casos confirmados e 72 suspeitos aguardando resultado de exame. Esta situação levou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado a publicar, nesta quarta-feira, 10, um alerta epidemiológico.
Entre as ações apontadas no documento, está a comunicação imediata dos casos suspeitos por parte dos profissionais de saúde às prefeituras e ao Estado, além do rastreamento e monitoramento dos contatos do caso suspeito. A publicação ainda determina a coleta de amostras para confirmação diagnóstica em laboratório e o isolamento do paciente. Embora seja chamada de varíola dos macacos, a doença não é transmitida por estes animais, e sim, por roedores. Por isso, não há nenhum motivo para eliminar macacos, esclareceu Júlio Lopes.
O coordenador Regional de Saúde disse que a população pode ficar tranquila porque os profissionais dos ESFs estão aptos a atender casos suspeitos. O coordenador ainda explicou que a monkeypox – como a doença é chamada pelo especialistas -, não é transmitida pelo ar, apenas por meio do contato físico com uma pessoa infectada. Ele também pediu à população para que tome cuidado com informações falsas que circulam pelas redes sociais.
Fazem parte da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde os municípios de Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo e Sobradinho. O telefone da Vigilância Sanitária da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul é 3722-2255.