Fotos: Henrique Lindner e Vinícios Rech/Rádio Sobradinho AM
A equipe de Jornalismo das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM participou, nesta segunda-feira (18), em Santa Maria, do seminário “Eleições 2022 – Diálogos Eleitorais”. O evento, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) em parceria com a Associação Gaúcha de Rádio e Televisão (Agert), teve por objetivo o repasse de orientações sobre as condutas que deverão ser observadas pelos veículos de comunicação durante o período eleitoral deste ano. Nesta quarta-feira (20), começa o calendário de convenções, que irá até dia 5 de agosto, quando são confirmadas as candidaturas ao pleito.
Em discurso que abriu o encontro, o desembargador e presidente do TRE, Francisco José Moesch, destacou o momento político atual do Brasil e as diferenças que existem em cada localidade do país, que é de proporções continentais. A respeito da polarização política, Moesch frisou que há espaços para todos os posicionamentos no debate. Ele fez um apelo para que todos busquem a harmonia, a união e o apaziguamento durante esta campanha eleitoral, que no seu entender, será a mais desafiadora da história recente do País.
Do lado da Agert, Roberto Cervo Melão, disse que a associação vai trabalhar para que tudo ocorra bem com suas filiadas no período eleitoral. Ainda durante o seminário, houve um momento de explicação sobre o funcionamento da urna eletrônica, utilizada para a computação de votos, e a segurança que ela apresenta contra hackers. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Daniel Wobeto, salientou que o sistema faz, na verdade, que a fraude seja inviável.
O fenômeno crescente das fake news, seja para causar a desconfiança do sistema eleitoral brasileiro, seja para qualquer outro motivo, também foi tema abordado pelo coordenador da Escola Judiciária Eleitoral, Carlos Vinícius Cavalcante. Além dos técnicos do tribunal, a vice-presidente da Agert, a advogada Débora Dalcin, fez uma exposição sobre as regras eleitorais aos meios de comunicação.