Foto: Reprodução
Ao menos cinco prefeitos do Centro Serra já definiram seu apoio no segundo turno das eleições 2022, no quadro que envolve os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, e Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB), para o Governo do Estado.
De acordo com levantamento feito pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, o prefeito de Lagoão, Cirano Camargo (PDT), ainda não definiu sua posição. Ele disse que vai estudar critérios e falar com seu secretariado. Em Lagoão, no primeiro turno, Lula venceu a eleição para Presidência e Edegar Pretto para o Governo do Estado.
Mauricio Ruoso (PTB), prefeito de Passa Sete, declarou apoio ao candidato à presidência Jair Bolsonaro e no Estado apoia Onyx Lorenzoni. No primeiro turno, em Passa Sete, Lula foi o mais votado. Para o Governo do Estado o vitorioso foi Onyx Lorenzoni.
No município de Segredo, o prefeito Valdir Rodrigues (MDB) declara apoio a Bolsonaro para o cenário nacional e para Eduardo Leite no Estado. Em Segredo, Lula e Edegar Pretto foram os mais votados no dia 2 de outubro.
O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer (MDB), disse que votará em Bolsonaro, mas não pretende se envolver na campanha. Já para governo do Estado, Armando Mayerhofer está em campanha para Eduardo Leite. Em Sobradinho, Bolsonaro e Onyx venceram no primeiro turno.
Já o prefeito de Lagoa Bonita, Luiz Francisco Fagundes (PP), prefere não manifestar sua posição política para as eleições 2022, neste momento. Ele afirma que vai aguardar a definição de seu Partido. No município, Lula e Edegar Pretto venceram no primeiro turno.
Já o prefeito de Ibarama Valmor Matana (MDB), diz que conversou com lideranças municipais de seu partido e aguarda um posicionamento de Eduardo Leite, a fim de saber quem ele vai apoiar para a presidência. Isso poderá definir o seu voto a Leite ou não no segundo turno, mesmo seu partido estando na cabeça de chapa. Em nível de país, Valmor Matana disse apoiar Jair Bolsonaro. No primeiro turno, em Ibarama venceram Lula e Edegar Pretto.
O prefeito de Estrela Velha, Alexander Castilhos, disse que vai aguardar uma posição do MDB, em nível nacional, estadual e regional, para a presidência da República. Já para o governo estadual, ele apoia a candidatura de Eduardo Leite, desde o primeiro turno. Em Estrela Velha, em 2 de outubro, Bolsonaro e Leite foram os mais votados.
O prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello (PP) disse que só irá se manifestar depois de reunião com os prefeitos da AMCSERRA na sexta-feira da semana que vem. Em Arroio do Tigre, Bolsonaro e Onix foram os mais votados.
O prefeito de Tunas, Paulo Reuter (PTB), disse que ainda vai analisar o cenário dos próximos dias, mas adianta que a tendência é adotar a neutralidade, tanto para o governo estadual quanto para presidência da República. Em Tunas, os mais votados foram Lula e Edegar Preto.
O prefeito de Salto do Jacuí também foi consultado, mas não respondeu até o fechamento desta edição. Não foi possível contato com o prefeito de Jacuizinho.