Foto: Vinícios Rech
Os vereadores estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 07, em Sessão Extraordinária, para apreciação das contas do prefeito Marciano Ravanello referente ao exercício financeiro de 2017. O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul emitiu parecer desfavorável ao prefeito sugerindo inclusive a reprovação das contas do gestor, com decisão unânime. No entanto, os vereadores de Arroio do Tigre entenderam que o prefeito Marciano Ravanello não poderia arcar com o ônus de uma situação financeira herdada de outro administrador. Cabe salientar que o ano de 2017 foi o primeiro ano de administração após a eleição em 2016, e a gestão de Marciano ainda estava conhecendo a realidade financeira do município.
Em sua defesa, Ravanello destacou que procurou o TCE no final de 2017 justamente para falar sobre a situação financeira do município, que fecharia o ano no vermelho em razão de uma série de contratações feitas no final do ano de 2016, o que inflou a folha de pagamento, engessando o orçamento para o próximo ano.
Através desses elementos, e com um parecer reforçado proferido pela vereadora Élia Brixner (Progressistas), relatora do Projeto de Decreto, os nove vereadores foram unânimes em reverter o parecer do Tribunal de Contas, e aprovaram as contas do prefeito Marciano Ravanello. A votação foi nominal e aberta, conduzida pelo presidente do Legislativo, Auri Schneider.
Em entrevista à Rádio Sobradinho AM, o prefeito de Arroio do Tigre disse que os vereadores tiveram postura e acompanharam tudo o que aconteceu em 2017 e a situação financeira que o município atravessava. Para Marciano Ravanello, os parlamentares entenderam que ele tomou todas as medidas e atitudes possíveis para tentar reverter a situação, o que foi confirmado ao longo dos quatro anos de sua primeira gestão, equilibrando as contas e trazendo de volta a credibilidade.
O gestor ainda destacou a grandeza dos vereadores que não olharam para suas cores partidárias, mas sim observam o que está ocorrendo no município de Arroio do Tigre, que tem crescido nos últimos anos. Para Marciano Ravanello é visível a organização e planejamento que a Administração vem desempenhando, o que reflete na geração de empregos e no desenvolvimento do município.