Foto: Fabrício Ceolin
O número de crianças e adolescentes abrigados na Casa de Passagem do município aumentou consideravelmente nos últimos meses. Foi o que disse a secretária da Assistência Social Patrícia Kegler, em entrevista à Rádio Sobradinho nesta sexta-feira, 23. Até este ano, a instituição era referência para os seis municípios que fazem parte da Comarca de Sobradinho. Já a partir de 2023, serão mais três municípios. Isso porque Arroio do Tigre fechou a sua casa de passagem, e os municípios que integram aquela Comarca também passarão a utilizar o abrigo de Sobradinho, o que ficou definido em reunião nesta quinta-feira, 22.
Patrícia informou que mais duas cuidadoras, uma assistente social e uma psicóloga serão contratadas para dar conta do aumento da demanda. Ela lembrou que para cada 10 crianças é necessário garantir uma cuidadora. A secretária também disse que a média de permanência dos abrigados é de aproximadamente dois anos, o que depende muito de cada caso.
Na mesma entrevista, Patrícia Kegler também fez um balanço das principais atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social ao longo deste ano. Entre os vários programas, ela citou a horta comunitária, onde são produzidos legumes e verduras por 20 famílias.