Pesquisar
Close this search box.

Audiência Pública vai debater financiamento para construção do ginásio municipal de esportes de Segredo

A iniciativa de convidar a população para avaliar o projeto partiu dos vereadores Lisandra Mergen, Elisandra Demiquei, Luis Alceu Ribeiro, Renato Mergen e José Batista Robatini

Foto: Henrique Lindner

Um grupo de cinco vereadores decidiu promover uma audiência pública para debater o projeto de lei do Executivo que solicita autorização para contrair financiamento de R$ 2 milhões e 500 mil reais. O valor é destinado para a construção do ginásio municipal de esportes.

A iniciativa de convidar a população para avaliar o projeto partiu dos vereadores Lisandra Mergen, Elisandra Demiquei, Luis Alceu Ribeiro, Renato Mergen e José Batista Robatini. Em entrevista ao programa Enfoque desta quinta-feira, 09, eles disseram que é necessário ouvir a comunidade porque o assunto divide opiniões no município. Eles lembraram que em 2019 a prefeitura já obteve um financiamento de 1 milhão de Reais para esta finalidade. Deste valor, uma parte teria sido utilizada para a compra de uma área de terra para a construção e o restante teria sido devolvido para a União, uma vez que a obra não teve início.

Os vereadores disseram que não são contra a construção do ginásio, mas questionam se este financiamento é o melhor caminho, e ainda, citaram outros setores que neste momento deveriam ser priorizados, como o abastecimento de água em comunidades do interior e máquinas para a Secretaria de Obras e patrulha agrícola. Segundo o grupo, o prazo de pagamento do financiamento é de 10 anos com carência de dois.  O valor de 2 milhões e 500 mil, de acordo com os vereadores, seria suficiente apenas para uma parte da construção, sendo necessário aportar mais verbas no futuro.

Com exceção de José Batista Robatini, que é do MDB, os demais vereadores que promovem a audiência pública são do Progressistas. O encontro será amanhã, às 19 horas, no Clube de Mães e a população terá direito a manifestar sua opinião por meio de voto secreto. Procurado pela reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM o prefeito Valdir Rodrigues, que está em Brasília, disse que o ginásio municipal de esportes é uma antiga reivindicação da Juventude de Segredo que deseja um espaço maior para a realização da sua olimpíada rural.

Ele esclareceu que no primeiro financiamento foram devolvidos para a União R$ 800 mil reais porque não houve empresa interessada na licitação aberta pelo município, por isso, agora está sendo buscado um novo financiamento. Valdir Rodrigues disse ainda que vai respeitar a decisão dos vereadores. O projeto de financiamento deve ir a votação na sessão ordinária do Legislativo, na próxima segunda-feira, 13.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade