Foto: Divulgação
Os vereadores de Arroio do Tigre, estiveram reunidos nessa terça-feira, 28, para apreciação de quatro projetos de Lei e uma Moção de Aplausos. Na Ordem do Dia constava ainda o veto do Executivo à emenda do vereador Auri Schneider (PDT). No entanto, a líder do governo Élia Maria Mainardi Brixner (Progressistas) pediu que o veto fosse retirado da pauta, sem dar detalhes do pedido.
Os vereadores aprovaram então os quatro Projetos previstos na Ordem do Dia. Eles autorizaram a renovação de contrato de quatro motoristas vinculados à Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e Secretaria de Obras. Também foi aprovada a contratação de mais 10 horas de profissional de fisioterapia. Atualmente o município conta com uma fila de espera de 120 pacientes que aguardam atendimento fisioterapeuta. Além disso, o profissional deve atender à demanda apresentada nas localidades de Sítio Alto, Coloninha e Taboãozinho, que são atendidos pelo ESF Unidos pela Saúde. Os parlamentares aprovaram ainda a contratação de dois professores com carga horária de 22 horas semanais, para atuarem na área de ciências. A contratação se dará de forma imediata e sem Processo Seletivo ou concurso público, devido ao início do ano letivo e para não atrasar o andamento das aulas.
A forma de contratação foi questionada, mais uma vez, pelo vereador Tiago Fabiano Bertollo (MDB). Ele defende que já passou da hora de o município realizar um concurso público. Os vereadores também autorizaram o novo índice para empréstimos consignados aos servidores públicos municipais. Antes, os profissionais poderiam ter apenas 35% da renda comprometida. Com alteração da Lei, as contratações de créditos podem ocupar até 40% da renda dos servidores. Segundo o Executivo, esta medida oferece aos trabalhadores que assim desejarem a contratação de empréstimos a juros mais baratos que os existentes hoje em redes bancárias e financeiras, tendo em vista que as parcelas são descontadas na folha de pagamento dos servidores, oferecendo garantia de devolução do recurso.
Na Sessão desta terça, os parlamentares também aprovaram e entregaram uma Moção de Aplausos à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que atua no município desde 1978 e desenvolve vários projetos sociais, além de acolhimento, tratamento e aconselhamento familiar de pessoas com dependências químicas. O pastor André Ernandes de Oliveira Novaes, que está à frente da igreja desde 2014, recebeu das mãos do vereador Rogério Mayerhofer (Progressistas), proponente da Moção, e do presidente do Legislativo, Carlos Joceli da Silva (Progressistas), o documento da congratulação. Nenhum dos vereadores utilizou o espaço para explicações pessoais. A próxima reunião dos vereadores ficou marcada para o dia 6 de março, segunda-feira, às 18h.