Foto: Ascom – Selt
O departamento de jornalismo das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, entrou em contato com o Daer, para verificar o andamento de obras e serviços na região Centro Serra. Quanto à pavimentação da rodovia 400AM-9010, acesso entre Passa Sete e Lagoa Bonita, a autarquia foi questionada sobre a base construída, porém, observa-se a falta da camada final de asfalto.
Segundo o Daer, todas as ações necessárias para a obra foram concluídas, porém, nos próximos meses, deve ser feita a aplicação da última camada em microrrevestimento asfáltico, avaliada como a melhor solução para o trecho. Nesta obra, já foram investidos R$ 8,2 milhões, porém, o custo total será de R$ 9,7 milhões aproximadamente. Quanto à obra asfáltica entre Segredo e Lagoão, na ERS-347, que tem investimento inicial de R$ 3 milhões, o Daer destaca que estão em andamento serviços de terraplenagem e drenagem no trecho correspondente a Segredo. A obra avança em direção a Lagoão em ritmo normal. O Daer está trabalhando na programação orçamentária para este ano, e revela que esta rodovia está contemplada.
A reportagem também questionou sobre a previsão de roçadas nas margens da ERS-400 e RSC-481 que atualmente estão tomadas pelo mato, encobrindo placas e invadindo as pistas. Em resposta o Daer disse que na última semana uma equipe iniciou os serviços de roçada, limpeza e desobstrução de canaletas de concreto na RSC-481, no trecho de Estrela Velha em direção a Sobradinho. Sobre o andamento dos trabalhos que prevê a construção de terceiras pistas na ERS-400, o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens informa que o projeto técnico está sendo elaborado, e deve ser concluído até o fim desse ano, quando serão providenciados os recursos financeiros para a execução dos serviços.
A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM também questionou sobre a remodelação do chamado Trevo da Fejão, em Sobradinho, no entroncamento das rodovias ERS-400, RSC- 481 e ERS-347. No local, já foram registrados muitos acidentes, e um projeto técnico de remodelação chegou a ser anunciado. Entretanto, o Daer não confirma a existência de um projeto neste sentido, e não tem previsão de obras, nem mesmo de custos estimados para a obra. A autarquia informou apenas que no final do ano passado, foi colocada sinalização com tachas e tachões, pintura na pista e implantado redutor de velocidade longitudinal no trecho. Desde então, de acordo com o Daer, reduziram bastante os acidentes no local.