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Força Aérea Brasileira faz treinamento no céu do Centro Serra

De acordo com a instituição em resposta a reportagem das Rádios Sobradinho e Jacuí, trata-se de um exercício de Reabastecimento em Voo (REVO) promovido pela FAB

Foto: Romar Rigon

A Força Aérea Brasileira está promovendo um treinamento, que pode ser contemplado no céu da região Centro Serra. As atividades começaram no dia 3 e se estendem até dia 14 de abril.  De acordo com a instituição em resposta a reportagem das Rádios Sobradinho e Jacuí, trata-se de um exercício de Reabastecimento em Voo (REVO) promovido pela FAB, para manutenção operacional da tripulação.

Força Aérea Brasileira fez treinamento nos céus do Centro Serra/Foto: FlightRadar

Conforme o aplicativo e site Flightradar, a aeronave KC-390 parte de Canoas, e é utilizada nas atividades de reabastecimento de caças F-5M da ALA 3 de Canoas e os AMX – A1 da ALA  4 de Santa Maria. O KC-390, é uma aeronave brasileira de transporte tático multimissão de última geração projetada para operações militares e humanitárias em diversas condições e ambientes, construída pela Embraer.

Na última segunda-feira, a Embraer e a Força Aérea Brasileira, promoveram em Gavião Peixoto (SP), uma cerimônia que celebrou a entrega do Certificado de Tipo Final da aeronave, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa. Emitido pelo Instituto de Fomento Industrial, organização militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e órgão responsável pela certificação de aeronaves de uso militar. O certificado confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave consegue realizar todas as missões para as quais foi projetada. A

tualmente, 6 aeronaves já compõem a frota da FAB, e aos poucos substituem assim os lendários Lockheed Martin C-130 Hercules na frota da FAB, sendo que a Embraer agora disputa o mercado mundial neste segmento, que vem sendo dominado há décadas pelos norte-americanos. O KC-390 voa mais rápido, mais alto e com mais carga que o Hercules. O brasileiro tem várias vantagens: pode ser abastecido em voo e tem motores melhores. Enquanto o C-130J Super Hercules utiliza quatro motores turboélices, o KC-390 é equipado com dois motores turbofan. Com isso, o avião brasileiro pode chegar a uma velocidade máxima de 870 km/h, enquanto o Super Hercules chega a até 660 km/h. Nas atividades desenvolvidas no Centro Serra, as aeronaves estão voando a uma altura que varia de 6 a 2 mil metros, e uma velocidade média de 600 km/h.

Foto: Romar Rigon

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