Foto: Arquivo
A prefeitura espera receber de volta os valores desviados por golpistas de suas contas na Caixa Federal. O ataque virtual ocorreu na última sexta-feira, 16. O valor desviado é de R$ 137 mil e 200 reais, resultado de três acessos feitos pelos criminosos. Os valores foram confirmados pelo secretário da Administração, Altemar Rech.
Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho nesta quinta-feira, 22, ele disse que o setor de Tecnologia da Informação da Caixa está apurando o caso e é possível que os valores sejam restituídos ao município. O caso também está em investigação pela Polícia Civil. O tesoureiro da prefeitura, responsável pela movimentação das contas, já foi ouvido no inquérito que ainda não foi concluído. Conforme Altemar, após os primeiros ataques, houve outras tentativas de acesso que foram bloqueados automaticamente pelo sistema.
Na segunda e na terça-feira foram efetuadas as trocas das senhas e até mesmo do computador usado nas operações para garantir maior segurança, e para que a prefeitura continue operando normalmente as contas junto à Caixa. Questionado se o servidor responsável possa ter sido ingênuo e enganado pelos golpistas, o secretário descartou essa possibilidade e disse que esse tipo de ataque tem se tornado comum nos últimos tempos.
Altemar Rech informou ainda que o processo de contestação dos valores, para fins de restituição, é um procedimento normal da agência bancária, em casos desta natureza. Mas observou que não há, ainda, a garantia da devolução e que uma hipótese é levar o caso à justiça, caso isso não seja possível pela via administrativa. Uma sindicância também será aberta pela prefeitura para apurar o caso.