Pesquisar
Close this search box.

Dia da Consciência Negra: advogado sugere criação de entidade representativa

A data que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, é feriado em vários estados brasileiros, porém não em âmbito nacional

Foto: Luiz Henrique Evangelista

Neste 20 de novembro é comemorado o dia Nacional da Consciência Negra em todo o país. No Brasil, segundo dados do último censo do IBGE, 56,1% da população brasileira é negra. A data que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares em 1695, é feriado em vários estados brasileiros, porém não em âmbito nacional.

O tema foi um dos assuntos do programa Enfoque desta segunda-feira, 20. Um dos convidados foi o advogado Vinicius da Silva, que também possui formação em Ciências Sociais. Ele questiona o motivo da região Centro Serra não ter uma entidade que represente as pessoas negras. Já a professora de Geografia e pós-graduada em História, Rosemari Heringer, vice-diretora da Escola Padre Benjamim Copetti, lembrou os reflexos gerados pelo período da escravidão do negro no Brasil.

Também participou da entrevista o vendedor ambulante Juliano do Nascimento. Ele relatou como o preconceito racial afeta os negros no dia a dia e citou exemplos pessoais de discriminação. Nascimento também falou sobre o projeto social Boleiros da Medianeira, desenvolvido por ele no Bairro Medianeira, como forma de inclusão social, educação e lazer para crianças de baixa renda.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade