Foto: Divulgação
A cooperativa Sicredi Centro Serra RS está promovendo as assembleias regionais de núcleo para apresentar os resultados e decidir sobre as estratégias de 2024. Os encontros no formato presencial ocorrerão até o dia 12 de abril. No Centro Serra a primeira assembleia ocorreu nessa segunda-feira (19), no salão São Miguel, de Pitingal/Passa Sete. Nesta terça-feira (20), será na comunidade evangélica de Linha São Marcos, em Estrela Velha.
Na próxima terça-feira, dia 27 de fevereiro, a assembleia será no CTG Estrela do Pago, de Estrela Velha. Dia 6 de março, na Comunidade Nossa Senhora do Rosário de Campo de Sobradinho/Passa Sete. Dia 8 de março, no salão da Entrada da Várzea, em Lagoa Bonita do Sul. Dia 13, no CTG Porteira da Amizade, para núcleos urbanos de Lagoão. Dia 19 de março, no salão Paroquial Católico de Sobradinho para núcleos urbanos.
Dia 20, no ginásio Paletão, em Linha Paleta/Arroio do Tigre. No dia 21, ocorre a assembleia para os núcleos rurais de Lagoão, no CTG Porteira da Amizade. Dia 27 de março, o encontro será em Sobradinho, no Salão Paroquial Católico, para os núcleos rurais. Dia 3 de abril, a assembleia será para os associados da cidade de Ibarama, no ginásio João Lazzari. Dia 10 de abril, em Arroio do Tigre, no CTG Pousada das Carretas, para associados da cidade. Já no 11 de abril, a assembleia do Sicredi será no município de Segredo, no Clube Internacional Segredense.
Todos esses encontros iniciam às 20 horas. Os eventos serão mais uma oportunidade para que os associados, os donos do negócio, possam acompanhar e decidir a respeito de pautas e estratégias importantes da cooperativa, sendo um dos diferenciais do modelo cooperativo. Segundo o presidente da Sicredi Centro Serra RS, Egídio Morsch, a participação dos associados nas assembleias é fundamental, pois, neste momento, ele exerce o seu papel de “dono do negócio”, tomando ciência de todas as ações realizadas pela cooperativa no exercício anterior, bem como os resultados obtidos com estas iniciativas.
Para fomentar o espírito coletivo entre os associados, desde 2017 ocorre junto às assembleias, a campanha Doe Solidariedade, iniciativa que mobiliza os associados a levarem espontaneamente um quilo de alimento nas assembleias de núcleo e, a cada quilo doado, a cooperativa acrescenta outro. Com adesão voluntária, a campanha arrecadou em 2023 um total de 8.154 quilos de alimentos e R$ 845 em dinheiro. Dessa forma, neste ano foram repassados 16.730 quilos para entidades filantrópicas e assistenciais dos 14 municípios da região de abrangência.