A quarta reunião de articulação com as redes Socioassistencial, de Saúde, Educação e Conselho Tutelar foi realizada na sala de projetos do Cras de Segredo. Essas reuniões visam promover o fortalecimento da Rede de Proteção e discutir estratégias de trabalho para enfrentar e melhor atender as demandas envolvendo situações de vulnerabilidade social familiar de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Elas ocorrem sempre na primeira quinta-feira de cada mês, e reúne profissionais responsáveis por diversas áreas públicas do Município, no intuito de melhor articular os serviços e, assim, agilizar a resolução de casos complexos.
Cada segmento presente expõe os problemas enfrentados no seu âmbito de atuação, a fim de, em conjunto, buscar e construir soluções que vão ao encontro as necessidades da população e à adequada oferta dos serviços públicos. A visão da totalidade dos serviços de proteção, mediante articulação em Rede, avaliando necessidades e ofertas, permite traçar ações e estratégias mais efetivas para prevenção e para redução de agravos e contribui para o planejamento, gestão e execução da política pública e dos serviços, fortalecendo, assim, a função de proteção de toda a rede de Garantia de Direitos.
Encerradas as discussões e análises de casos, são feitas as deliberações e pactuados os compromissos com os serviços envolvidos, tudo visando à consolidação de um modelo de atenção com ações dirigidas proativamente para assegurar a oferta e efetivar o acesso das famílias e indivíduos a serviços públicos relevantes.
Conforme a secretária de Assistência Social e Coordenadora da Rede de Atendimento, Aline Lazzari Martini, essas reuniões proporcionam maior interação entre os profissionais de toda rede, resultando em maior agilidade e nos encaminhamentos e execução dos projetos para prevenção de agravos, com atuação interdisciplinar.