Foto: Divulgação
O município de Arroio do Tigre registrou mais quatro casos de dengue esta semana. Agora já são sete no total, dos quais seis são da área urbana. Dentre eles está o primeiro caso autóctone, ou seja, quando a doença é contraída dentro do município. Os anteriores eram considerados importados, quando se trata de pessoas que viajam para outras cidades ou estados e voltam infectadas. Um segundo possível caso autóctone está sendo investigado. A informação foi divulgada pela enfermeira Vera Hammerschmitt, em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho na manhã desta sexta-feira, 22. Conforme ela, a maioria dos pacientes apresentou sintomas considerados leves, como dor atrás dos olhos, dor de cabeça e pelo corpo.
Uma paciente teve também manchas vermelhas pelo corpo, sintoma típico da dengue. Apenas uma paciente foi internada. Ela teve alta no dia seguinte da internação. Já o agente de endemias Rodrigo Kozloski chamou a atenção para a necessidade de acabar com os focos de procriação do mosquito transmissor da dengue. Ele citou como exemplo as piscinas plásticas que devem ser esvaziadas, limpas e guardadas. Kozloski explicou que entre outras medidas, nos próximos dias será feita a aplicação de um inseticida de uso residual que possui efeito por 60 dias.
A intenção é aplicar o produto em todas as residências da área urbana de Arroio do Tigre. Também haverá um mutirão na cidade no dia 04 de abril, com visitas aos cemitérios para extinção de focos do mosquito e em domicílios para conscientização da população. Os profissionais da saúde ainda recomendam o uso de repelente e procurar uma unidade básica de saúde em caso de sintomas da doença.