Pesquisar
Close this search box.

Estado responde questionamentos sobre Segurança Pública no Centro Serra

A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM buscou informações sobre questões de segurança pública no Centro Serra através da Lei de Acesso à Informação.

Foto: Arquivo

A reportagem das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM buscou informações sobre questões de segurança pública no Centro Serra através da Lei de Acesso à Informação. Em relação ao rebaixamento da 5ª Companhia da Brigada Militar para Pelotão, o governo do Estado explicou que se trata de uma reestruturação institucional de abrangência estadual, iniciada em meados de 2020. Os critérios considerados para a reclassificação da 5ª Companhia do 23º BPM incluem a população de cada município, extensão territorial, indicadores criminais e outras peculiaridades.

Foi ressaltado que não haverá redução de recursos humanos ou materiais no município, e a medida visa aumentar o efetivo operacional e reduzir as atividades administrativas nas companhias dos batalhões, com a área territorial sendo avaliada como parte do processo de reorganização. Em relação ao processo administrativo do sistema de videomonitoramento em Sobradinho que se encontra desativado, a Secretaria de Segurança Pública informou que a celebração do Termo de Cooperação está em andamento, envolvendo a Brigada Militar e a Prefeitura Municipal de Sobradinho. O prefeito Armando Mayerhofer mencionou que o Estado ainda não respondeu à solicitação mesmo com os investimentos que ultrapassam R$ 100.000,00 feitos pela prefeitura. Quanto à possibilidade de extinção da Delegacia de Polícia de Arroio do Tigre ou Sobradinho, não há uma resposta definitiva, já que tais decisões são gerenciais e estratégicas da Administração Estadual.

Sobre o envio de mais policiais civis para a região Centro Serra, a Secretaria de Segurança Pública indicou que essa possibilidade existe à medida que novos servidores ingressarem na instituição. Dois novos policiais foram designados para a Delegacia de Polícia de Sobradinho, um no ano passado e outro neste ano. As questões de segurança pública na região ganharam destaque após a decisão da Brigada Militar de rebaixar a companhia para o status de pelotão, gerando uma mobilização popular envolvendo entidades, setores do comércio, serviços e representantes políticos que estão debatendo veementemente a questão com o Governo do Estado.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade