Vereador Helton Vendruscollo – Foto: Fabricio Ceolin
O vereador Helton Vendruscollo – MDB de Sobradinho, está sendo investigado pelo Ministério Público, por infração de medida sanitária preventiva à Covid-19. Ele foi autuado através de um termo circunstanciado pela Brigada Militar, na tarde do dia 13 de março, quando uma guarnição da Brigada acompanhou a fiscalização municipal até Campestre. Segundo documento anexado ao processo do Ministério Público, houve denúncia de que no Salão Coronel PI, que seria de propriedade do parlamentar, havia aglomeração de pessoas, prática de jogos e consumo de bebidas. Ao chegarem no local, os fiscais constataram que havia cerca de 10 pessoas, inclusive Helton, que identificou-se como vereador de Sobradinho.
Com a chegada da Brigada Militar os demais fugiram correndo para uma lavoura de milho nas imediações, mas, deixando ali seus veículos, emplacados em Arroio do Tigre, Sobradinho, Lagoa Bonita e Cerro Branco. A fiscalização aplicou um auto de infração, e ao vereador que se negou a assina-lo. O Ministério Público pediu a identificação dos proprietários dos veículos e também encaminhou oficio para a Câmara de Vereadores de Sobradinho para conhecimento do fato e tomada de providências necessárias com relação aos atos do Vereador. A Promotoria também notificou a prefeitura de Sobradinho para saber quais foram as penalidades aplicadas pela autoridade sanitária perante o investigado, e notificou ainda a Caixa Econômica Federal para tomar ciência do fato, uma vez que Helton Vendruscollo é funcionário da Instituição Financeira. Segundo a corregedoria da Caixa, o fato apontado não tem relação com o vínculo empregatício, e não foi encontrado termo de exercício de atividade paralela em nome do empregado. Helton também informou a corregedoria do banco, não ser proprietário de empresa.
O Ministério Público aguarda ainda resposta da prefeitura de Sobradinho sobre as penalidades aplicadas ao vereador, pois segundo documentos, há aparente reiterações de infrações sanitárias naquele local. A Promotoria salienta ainda que a informação solicitada é indispensável para a proposição de uma eventual ação civil pública e já requisitou a prefeitura quatro vezes a informação. Conforme documento da fiscalização, o salão onde Helton Vendruscollo é apontado como sendo o proprietário, várias vezes foi denunciado e autuado por aglomerações e ter jogo de bochas.
As reportagens das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM entrou em contato com o vereador Helton Vendruscollo na manhã deste sábado (26), para falar sobre o assunto. Segundo o parlamentar, a propriedade apontada é particular, e ele utiliza as estruturas para receber amigos e familiares. Disse que no local também são tratados assuntos referentes ao seu mandato como vereador. Salienta que os frequentadores recebem álcool em gel e máscaras, e obedecem todas as normas sanitárias de prevenção ao Coronavírus. Confirmou que há, sim, no local, uma cancha de bochas, porém todas as vezes que há protocolos restringindo a utilização, o esporte é cancelado. Ele salientou que, no momento, a cancha está desativada.
Vendruscollo admitiu que foi autuado duas vezes pela fiscalização, sendo uma, no ano passado, em que, segundo ele, havia sete pessoas, e outra vez nesse ano, onde ele afirma que havia apenas três pessoas presentes no local. Acrescentou que numa das autuações, apresentou recurso na prefeitura, uma vez que a cancha de bochas não estava sendo utilizada, e conforme ele, a autuação foi pelo seu funcionamento.
O vereador Helton Vendruscollo disse estar à disposição do Ministério Público para esclarecer os fatos e as dúvidas apontadas na investigação. Ele lamentou que o assunto tenha tomado estas proporções. O parlamentar confirmou uma entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, segunda-feira (28), para falar sobre o assunto.