Pesquisar
Close this search box.

Enchente histórica atinge Sobradinho e região Centro Serra

Segundo o levantamento feito pelo departamento técnico das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM o acumulado da chuva entre esta segunda e terça-feira, é de 405 milímetros.
Foto: Henrique Lindner

Uma enchente histórica atinge o município de Sobradinho e região desde a manhã dessa segunda-feira (29). A situação se agravou na madrugada desta terça, danificando praticamente todas as pontes da cidade, entre elas a que liga o centro ao Bairro Vera Cruz que foi totalmente arrancada pelo Arroio Carijinho. A ponte do Acesso Euclides Bento Pereira desabou e terá de ser totalmente reconstruída. A travessia que leva ao Bairro Rio Branco também está avariada. As cabeceiras foram levadas pela correnteza. No local, um poste de concreto da rede elétrica desabou sobre a ponte, e árvores de grande porte foram arrancadas nas margens.

A ponte de acesso ao Bairro Baixada não foi atingida, porém, a água passa por cima da estrutura interrompendo o trânsito. Já a ponte de acesso ao Polo Regional de Educação era a única que dava condições de tráfego na manhã de hoje. No entanto, o bueiro da Rua Borges de Medeiros transbordou e não permite mais a passagem de veículos. Casas das margens do Arroio Carijinho foram alagadas e muitas pessoas tiveram de buscar abrigo em residências de familiares, no Salão Paroquial Católico ou no Salão da comunidade Evangélica.

A capela do Bairro União foi completamente destruída pela força da água do Carijinho. Diversas casas de Sobradinho foram, total ou parcialmente, destruídas, principalmente nas margens do Arroio do Carijinho. Várias lojas e supermercados também foram alagados e tiveram grande prejuízo com mercadorias que foram molhadas ou levadas pelas águas. Numa metalúrgica da Rua Princesa Isabel, nas proximidades do Arroio Carijinho, o nível da água chegou a um metro de altura. Já uma agropecuária da Rua Capitão Veríssimo, também nas margens do arroio, teve seu depósito alagado e centenas de sacos de insumos e sementes foram arrastados pela correnteza.

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, avalia se vai decretar situação de emergência ou de calamidade pública. Ele destaca que vai necessitar de auxílio estadual ou federal para recuperar todas as pontes danificadas em Sobradinho. Devido às chuvas torrenciais as aulas nas escolas da rede municipal de Ensino de toda a região foram canceladas. O mesmo ocorreu nas escolas estaduais do Centro Serra. O prédio da Delegacia de Polícia de Sobradinho foi também atingido. Por este motivo, conforme a delegada Graciela Foresti Chagas, se alguém precisar fazer um registro, deve procurar a Delegacia de Arroio do Tigre. Duas viaturas da Polícia Civil que estavam na garagem e no pátio da Delegacia de Sobradinho foram arrastadas e ficaram presas em árvores na Rua Princesa Izabel.

Moradores dos Bairros Vera Cruz, Baixada, Maieron e Rio Branco, devido a quedas das pontos, estão sem acesso ao centro da cidade. Já em Arroio do Tigre, lojas e um supermercado do centro também foram alagados, com perdas expressivas. Devido à chuva, os organizadores decidiram cancelar a realização da 40ª Olimpíada Rural de Arroio do Tigre que ocorreria entre esta quarta-feira (01) e sábado (04). Uma nova data deve ser marcada. Na região Centro Serra, o prejuízo é grande em lavouras e estradas. Apesar de várias famílias estarem desabrigadas na região, não há confirmação de feridos ou desaparecidos.

A ERS-400 está totalmente interditada devido a um deslizamento de terra, e grande quantidade de água na pista. Na RSC-481, uma árvore caiu sobre a pista e interrompeu a passagem de veículos entre os Trevos da Fejão e da Baixada. Uma ponte que liga Ibarama e Lagoa Bonita, em Arroio Pilão, foi levada pela correnteza. Algumas famílias estão ilhadas em Campos Novos, interior de Lagoa Bonita do Sul.  Em Linha Campos, interior de Sobradinho, duas pontes também foram levadas pelas águas. O mesmo ocorreu entre Rincão Nossa Senhora das Graças e Campo da Aviação, onde as duas pontes foram arrancadas pela correnteza do arroio que passa pelo local.

As equipes da Defesa Civil dos municípios do Centro Serra recomendam que as famílias que estão em locais seguros, fiquem em casa. Já aquelas que moram em locais de risco, devem procurar abrigo em casas de familiares ou nos locais disponibilizados pelas prefeituras. Nos demais municípios da região também é grande o estrago nas estradas e lavouras. A tendência é que todos decretem situação de emergências.

Já em Cerro Branco, de acordo com o prefeito Edson Lawall, várias famílias estão desabrigadas devido ao que classificou como “enchente jamais vista”. Campanhas para arrecadar alimentos, roupas e materiais de limpeza também estão sendo organizadas em Sobradinho e Arroio do Tigre. Segundo o levantamento feito pelo departamento técnico das Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM o acumulado da chuva entre esta segunda e terça-feira, é de 405 milímetros. No mês, o acumulado é de 561 milímetros.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade