Já está liberado, desde o início da semana, o saque calamidade do FGTS para trabalhadores de Sobradinho. Conforme o superintendente da Rede da Caixa Econômica Federal – Centro-Sul, Marcos César Tavaniello, o trabalhador precisa comprovar que reside em local atingido pela enchente, o que motivou o decreto de Situação de Emergência em Sobradinho. Ele explicou que no próprio aplicativo do FGTS o trabalhador deverá inserir o endereço e um comprovante de residência. Este comprovante pode ser um boleto bancário, fatura ou conta de serviços públicos, correspondência bancária ou até mesmo uma declaração de endereço emitida pela prefeitura.
O cadastro de endereços afetados pela enchente é feito pela Prefeitura. Ele explicou ainda que cada trabalhador tem direito ao saque de até R$ 6.200,00, caso haja saldo suficiente na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Tavaniello orientou que, nos casos em que o trabalhador não conseguir solicitar via aplicativo, é possível se deslocar até a agência da Caixa Econômica Federal, onde os servidores estão aptos a oferecer o suporte.
Outras dúvidas pontuais também podem ser dirimidas pelo telefone 0800 104 0104 ou no site caixa.gov.br. Sobre as parcelas de financiamento habitacionais, a Caixa está possibilitando às pessoas que têm contrato vigente uma pausa no pagamento das parcelas de até seis meses. Além disso, para os casos em que há inadimplência de até 24 meses, o valor devido pode ser incorporado ao valor final do contrato. Nesses casos, os interessados devem procurar a Agência da Caixa para efetivar o procedimento.