Diante do revés vivido pela educação por força da pandemia que assola o mundo, o sistema educacional precisou se reinventar. Com o retorno das aulas presenciais na modalidade híbrida, houve a necessidade de criar ambientes virtuais onde a tecnologia é um importante suporte de apoio pedagógico, a fim de potencializar a capacidade cognitiva dos alunos.
O ensino híbrido tem objetivo de aliar os métodos on-line e presencial, sendo este uma tendência para o séc. XXI. Sabe-se, portanto, que a tecnologia é uma grande aliada à educação, no entanto faz-se necessário saber analisar as informações disponíveis nesta ferramenta, pois além da pandemia da Covid-19, vive-se também a “Pandemia da Fake News”.
A cerca deste tema a Escola Municipal de Ensino Básico Borges de Medeiros, está desenvolvendo o projeto “FATO OU FAKE? A BORGES INVESTIGA!”. O Projeto é coordenado pelas professoras Marta Tavares do 5º ano e Cleci da Silva, professora de Língua Portuguesa de 6º ao 9º ano em parceria com as docentes das demais áreas do conhecimento, buscando um trabalho interdisciplinar com incentivo e apoio da equipe diretiva do educandário.
Várias atividades tais como: leituras, pesquisa, seminários, palestras em parceria com a UNISC já estão sendo promovidas e outras estão sendo planejadas, uma vez que a intenção é que o projeto se desenvolva no decorrer do ano letivo, aja visto a relevância do tema. Pretende-se, portanto, ao longo do ano, trazer depoimentos de profissionais dos diferentes veículos de comunicação tais como: rádio, jornal, revista, televisão entre outros. A Rádio Escolar (outro projeto desenvolvido pela escola) coordenado pala professora Luísa dos Santos, também será utilizado para informar e fomentar o desenvolvimento do referido projeto.
Fazendo parte do projeto, nesta quinta-feira dia 01/07, haverá uma palestra oferecida pela Unisc através da plataforma Meet, para as turmas do 7°, 8° e 9° da EMEB Borges de Medeiros com o tema Notícia de Verdade com o prof. Helio Etges.