A Defesa Civil do município de Arroio do Tigre, encaminhou à Defesa Civil Estadual um pedido de reavaliação da homologação da situação de anormalidade, solicitando o reconhecimento da situação de emergência para o estado de calamidade pública. O ofício enviado ao coordenador estadual de proteção e defesa civil do Rio Grande do Sul, Coronel Luciano Chave Boeira, apresenta uma série de argumentos e motivos que justificam o pedido.
Assinado pelo prefeito Marciano Ravanello, o documento estabelece critérios detalhados para a solicitação, destacando pontos como o acumulado de chuvas na região atingiu níveis extremos, com precipitações superiores a 1044 milímetros, deslizamentos de terra e danos em estradas municipais, diversas vias foram bloqueadas, danos em pontes, falta de acesso a serviços essenciais de saúde e alimentação devido aos bloqueios provocados pelas condições climáticas, além de impacto na Educação pela falta de transporte escolar.
O município também incluiu relatórios das Secretarias Municipais que corroboram a gravidade da situação. O setor agrícola, principal fonte de renda de Arroio do Tigre, os prejuízos no setor ultrapassam R$ 18.000.000,00, de acordo com a Emater. A solicitação de reavaliação visa obter o reconhecimento da gravidade da situação enfrentada por Arroio do Tigre e garantir a assistência necessária para a recuperação da cidade e de seus moradores.