O Programa Agro Solidário, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), vai fornecer assistência às famílias de produtores e trabalhadores rurais atingidos pelos eventos climáticos extremos que assolaram diversos municípios do estado. Com o intuito de integrar ações regionais e oferecer apoio emergencial, o programa concentra esforços na distribuição de kits específicos, destinados a mitigar os impactos.
De acordo com a supervisora do Senar/RS, Graziela Fumagalli Leães, o público-alvo do programa são as famílias de produtores e trabalhadores rurais que se encontram em situação de vulnerabilidade temporária. Atualmente, o programa está focado na região de Sobradinho, em parceria com o Sindicato Rural, onde serão atendidos os municípios de Ibarama, Passa Sete e Segredo, reconhecidos em estado de Calamidade Pública.
Em entrevista ao Programa Enfoque, ela destacou que o atendimento inicia com a aplicação de um questionário elaborado pelo Senar-RS, em colaboração com sindicatos, empresas e cooperativas locais, para identificar as necessidades mais prementes das comunidades afetadas. Para suprir tais necessidades, serão adquiridos e distribuídos diversos kits, cada um contendo itens essenciais para o conforto e a subsistência das famílias.
Serão distribuídos itens como colchão, roupas de cama, travesseiros, geladeiras, fogão a gás, caixas d’água e kits de higiene pessoal e de limpeza. Os afetados pela enchente podem responder ao questionário junto ao Sindicato Rural de Sobradinho até o próximo sábado (01). O documento também pode ser preenchido junto às Secretarias de Assistência Social e Agricultura dos municípios atendidos.