A região Centro Serra voltou a ser atingida por um forte temporal de granizo no final da tarde desse domingo (23). Em Arroio do Tigre, danos significativos foram registrados em residências, galpões e fornos no interior e na cidade. Conforme o prefeito Marciano Ravanello, ainda na noite de ontem, mais de 400 pessoas procuraram a Secretaria de Obras, onde foram distribuídos mais de cinco mil metros de lona. A estimativa inicial é de que mais de 1.500 casas foram danificadas. Segundo Ravanello, durante todo o dia, seguem os preenchimentos de cadastros das famílias pelo temporal. A orientação é para que os que tiveram o telhado da casa danificado, procurem o Centro Administrativo e façam o cadastro.
A partir desta documentação, será encaminhado o pedido à Defesa Civil para que envie telhas para recuperação dos telhados. Ainda na manhã desta segunda-feira (24), ocorria a distribuição de lonas junto à Prefeitura de Arroio do Tigre. O temporal de granizo durou cerca de 10 minutos, por volta das 18h, e assustou os moradores. Um dos mais atingidos, o Bairro Cohab teve centenas de casas afetadas. Os Bombeiros Voluntários também auxiliaram na cobertura das residências. Conforme levantamento prévio feito pela Administração Municipal, cerca de 80% das casas foram atingidas.
Já em Lagoão, nove localidades registraram o granizo, com danos em residências e demais estruturas das propriedades. Conforme o prefeito Cirano Camargo, logo após o registro equipes da prefeitura distribuíram lonas na Prefeitura. Hoje deve prosseguir o levantamento de informações para o registro dos danos. Somente depois disso, o município vai divulga os dados oficiais com o número de pessoas atingidas.
Em Segredo, o granizo também causou prejuízos. Mais de 130 famílias procuraram a prefeitura ainda na noite de ontem para retirada de lonas. De acordo com o prefeito Valdir Rodrigues, todo o município foi atingido. Segundo Rodrigues, as pedras de gelo eram grandes e danificaram telhados do mais fino até o mais grosso. A prefeitura providencia o levantamento dos estragos para posterior pedido de telhas para restabelecer a cobertura das casas atingidas.
De maneira menos intensa, o granizo ainda atingiu localidades de Estrela Velha e Sobradinho, no entanto sem registro de danos. A orientação dos três prefeitos é para que as pessoas que foram afetadas ofereçam dados precisos com relação aos prejuízos. Neste sentido, fotos e vídeos podem auxiliar no processo para o registro dos danos.