Representantes da rede municipal de ensino de Estrela Velha participaram do 1º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, promovido na Câmara Municipal de Vereadores de Salto do Jacuí. Na ocasião, participaram a secretária de Educação, Christiane Ravanello Castilhos; a supervisora Escolar, Mônica Olinda Seibert, e as professoras Leila Dariane Vollbrecht Billig e Dirléia Teles. A formação teve início com a temática “Novo PIT e Educação Fiscal, entendendo as diferenças com a Educação Financeira”, ministrada pelo coordenador do Programa de Integração Tributária na Receita Estadual, Décio Gardel Rauber.
Logo após, Paulo Roberto Sanchez, disseminador de Educação Fiscal, abordou o tema “Nota Fiscal Gaúcha – Teoria e Prática”. Por sua vez, a técnica Tributária da Receita Estadual, Giane Maria Zago, conduziu os trabalhos com o tema “Os desafios da Educação Fiscal nas práticas pedagógicas: como reencantar docentes e alunos”. As palestra foram intercaladas com apresentações de Boas Práticas dos municípios de Fortaleza dos Valos, Tupanciretã e Salto do Jacuí.
O PIT busca avaliar e incentivar as ações municipais, de interesse mútuo do município e do Estado, no crescimento da arrecadação do ICMS. O Nota Fiscal Gaúcha é um programa que tem como objetivo incentivar os cidadãos do Rio Grande do Sul a exigirem a inclusão do CPF na emissão de notas fiscais, além de realizar sorteios de prêmios, mensais. Já a Educação Fiscal é uma prática que busca disseminar o conhecimento sobre o funcionamento do Estado e estimular o exercício do controle social pelos cidadãos.