A Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Turismo de Segredo, sediou um encontro entre a equipe do TEAcolhe Macro Vales, diretores das escolas da rede municipal e estadual, e monitores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento teve como principal objetivo discutir o papel essencial dos monitores no apoio e desenvolvimento dessas crianças, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. O encontro foi ministrado pela pedagoga, Carina Dorneles, e pela psicóloga Ludmila Felin.
Na ocasião, foram abordadas orientações práticas e teóricas sobre como melhor apoiar as crianças autistas no ambiente escolar, destacando a importância de uma abordagem sensível e adaptável por parte dos monitores. Esses profissionais foram incentivados a desenvolver métodos que permitam a cada criança autista prosperar em seu próprio ritmo, respeitando suas individualidades e necessidades específicas.
A secretária de Educação, Nadiane Meili Speth, enfatizou a necessidade de reforçar o processo de inclusão, destacando que a escola deve ser um espaço onde todas as crianças se sintam acolhidas, valorizadas e apoiadas. Segundo a secretária, criar um ambiente inclusivo é fundamental para que cada criança, independentemente de suas especificidades, possa alcançar seu pleno potencial.
Ela confirmou que promoverá novos encontros futuros envolvendo outros profissionais, incluindo professores, educadores especiais e gestores escolares. Nadiane Meili Speth ressalta que esses encontros terão como foco abordar o Transtorno do Espectro Autista e o papel de cada profissional na promoção da inclusão, tanto no ambiente escolar quanto em outros espaços, como na família e comunidade.