O Poder Executivo encaminhou ao Procurador Geral da Justiça um ofício de apoio à elevação da entrância do Poder Judiciário da Comarca de Sobradinho. Em entrevista ao Programa Enfoque da Rádio Sobradinho, a procuradora jurídica de Sobradinho, Greta D’Olanda, destacou que este é um passo inicial e que agora deve ser agendada uma audiência para formalizar o pedido ao Tribunal de Justiça Gaúcho. Ela ainda destacou que os números de processos e a demanda de serviço comprovam a necessidade da elevação da entrância para intermediária.
Conforme ela, isso traria uma série de benefícios, como a permanência por mais tempo de juízes e promotores em Sobradinho. Ela citou a rotatividade desses magistrados como um ponto negativo, especialmente no que se refere à celeridade do andamento dos processos. Além disso, outros benefícios seriam a permanência da Companhia da Brigada Militar em Sobradinho, o aumento de efetivo de policiais e a titularidade de um delegado de polícia no município.
De acordo com a procuradora jurídica, além dos números que serão apresentados, é necessário que haja força política e de entidades que estejam comprometidas com a causa. Para ocorrer a elevação de nível da entrância do Poder Judiciário de Sobradinho, é necessário que a Assembleia Legislativa Gaúcha aprove um projeto com esta finalidade. Atualmente, a Comarca de Sobradinho também atende os municípios de Segredo, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e Lagoão.