Pesquisar
Close this search box.

Reunião propõe transferir administração do hospital São João Evangelista para o Estado

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho nessa quinta-feira (17), Tatsch disse que acompanha a situação do hospital há muito tempo e esperou passar as eleições para iniciar as tratativas.
Foto: Divulgação

Transferir a gestão do hospital São João Evangelista para o Governo do Estado: esta é a proposta apresentada durante reunião nessa quarta-feira, 16, em Sobradinho, que contou com a presença de lideranças políticas, atuais administradores da instituição, dirigentes do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul, o prefeito Armando Mayerhofer e o prefeito eleito Maninho Trevisan. O encontro foi uma iniciativa do deputado estadual Claudio Tatsch, do PL.

Em entrevista ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho nessa quinta-feira (17), Tatsch disse que acompanha a situação do hospital há muito tempo e esperou passar as eleições para iniciar as tratativas. Ele explicou que tem ligação forte com o HCB e por isso convidou a direção da instituição para a reunião. O deputado entende que apenas com recursos municipais não será possível recuperar as finanças do hospital de Sobradinho, o que o levou a sugerir que a sua administração passe para o Estado. Caso isso seja aceito, o HCB faria uma gestão de transição. Atualmente, muitos pacientes de Sobradinho e região são encaminhados para Cachoeira do Sul. 

O superintendente do HCB, Luciano Morschel, também falou à Rádio Sobradinho. Ele afirmou que a instituição é parceira para fazer a transição entre a situação atual e uma possível gestão do Estado. O assunto será apresentado para a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, em reunião na próxima segunda-feira, 21. Ele reforçou que o interesse da instituição é de auxiliar na gestão hospitalar e não na administração do hospital. Segundo ele, o HCB não poderia assumir o compromisso com o montante de passivos já levantados, que ultrapassariam os R$ 11 milhões.

Morschel ainda defendeu que atendimentos de média complexidade, como cirurgias eletivas e os partos, devem ser pleiteados a retornar ao atendimento no hospital de Sobradinho. O superintende disse que para o HCB assumir o compromisso da gestão é necessário que haja mudanças radicais na prestação de serviço, inclusive com novos aportes financeiros por parte do Estado.

O deputado Claudio Tastch, que morou m Sobradinho por nove anos, lamentou que o município deixou de ser referência em saúde e que não tem cabimento sair de Sobradinho fazer um procedimento em Candelária ou em Cachoeira. O parlamentar ainda comentou que tentou enviar recursos ao hospital, através de emendas parlamentares, mas que não obteve retorno da gestão anterior a esta. Ele lembrou que a proposta de transferir a gestão do Hospital São João Evangelista para o estado tem o apoio ainda do deputado Adolfo Brito, que também participou da reunião nessa quarta-feira em Sobradinho.

Reunião ocorreu na manhã dessa quarta-feira (16), no Hospital São João Evangelista. Foto: Divulgação

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade