As turmas do 1º e 2º anos da rede municipal de ensino de Sobradinho têm participado ativamente de ações ligadas aos programas Criança Alfabetizada, do governo federal, e Alfabetiza Tchê, promovido pelo governo estadual. Uma das iniciativas que vem despertando grande entusiasmo entre os alunos é a visita à Casa da Cultura, onde, além de conhecerem o espaço, os estudantes estão selecionando livros para os cantinhos de leitura das salas de aula, criados pelos próprios professores.
A coordenadora municipal do programa Alfabetiza Tchê, Ana Luiza Deicke, e a articuladora municipal, Catiele Bonelli, vem promovendo diversas ações para fortalecer a alfabetização. Segundo ela, uma das principais demandas dos educadores era a falta de livros para compor os espaços de leitura nas salas. Diante disso, surgiu a ideia de circular exemplares de livros entre as escolas, seguindo um cronograma estabelecido. Três escolas já participaram da iniciativa, as EMEBs Adolpho Sebastiany, Espírito Santo e Seomar Mainardi.
Durante a visita à Casa da Cultura, os alunos foram incentivados a escolher livros que serão levados às salas de aula, enriquecendo o ambiente de aprendizado. A professora Andréa do Carmo Schlosser, que acompanhou a turma do 2º ano da EMEB Seomar Mainardi na visita, relatou o impacto positivo da atividade.
A ação, além de proporcionar contato com a leitura, busca desenvolver o hábito da leitura nas crianças e fortalecer a relação delas com o acervo literário disponível no município, integrando o aprendizado em sala com as atividades culturais da cidade.