Pesquisar
Close this search box.

Início das obras de regularização do aeródromo regional de Sobradinho promete impulsionar desenvolvimento no Centro Serra

A iniciativa visa a homologação da pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que permitirá a realização de operações aéreas como táxi aéreo, transporte aéromédico, turismo e aviação agrícola.
Foto: Fabricio Ceolin

As obras de regularização do aeródromo regional de Sobradinho, localizado na área conhecida como Campo da Aviação, já estão em andamento e representam um avanço importante para a infraestrutura de transporte da região. A iniciativa visa a homologação da pista junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o que permitirá a realização de operações aéreas como táxi aéreo, transporte aéromédico, turismo e aviação agrícola.

O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, ressaltou a relevância do projeto para o município e para todo o Centro Serra, uma região que, atualmente, não conta com locais homologados para pousos e decolagens de aeronaves. Durante as enchentes no início deste ano, a necessidade de um aeródromo adequado ficou evidente, devido ao isolamento geográfico imposto pelas chuvas intensas. Com a conclusão das obras e a homologação, o aeródromo regional será um ponto estratégico para suporte em situações de emergência e para o desenvolvimento econômico da região.

No local, estão sendo realizados trabalhos de topografia para alinhamento da pista, além de serviços de terraplenagem, limpeza de áreas de escape e drenagem. A pista também contará com a instalação de uma biruta e sinalização horizontal, elementos essenciais para garantir a segurança e a orientação das aeronaves durante pousos e decolagens.

O projeto inicial prevê que a pista tenha 600 metros homologados e será composta por uma cabeceira voltada para a Linha Quinca. A outra extremidade da pista enfrenta uma obstrução devido a eucaliptos situados em uma propriedade privada, o que limita a expansão para esse lado. Após a conclusão das obras de infraestrutura, a pista será submetida a uma avaliação por parte da aeronáutica, etapa necessária para o prosseguimento do processo de homologação pela ANAC.

Para a administração municipal, o aeródromo será um marco para a cidade, não apenas pela infraestrutura, mas também pelas oportunidades econômicas e sociais que ele trará ao Centro Serra.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade