Pesquisar
Close this search box.

Bombeiros Voluntários de Sobradinho fecham 2024 com mais de 500 atendimentos

O presidente dos Bombeiros Voluntários, Junior Fardin, afirmou que houve investimentos no ano passado tanto na formação da equipe quanto na aquisição de novos equipamentos.
Foto: Bombeiros Voluntários de Sobradinho

Os Bombeiros Voluntários encerraram o ano de 2024 com um total de 524 atendimentos a ocorrências. Segundo os dados divulgados pela entidade, foram utilizados cerca de 180 mil litros de água em suas operações. Entre os atendimentos, destacam-se 250 ocorrências relacionadas às cheias que afetaram a região Centro Serra entre os dias 29 de abril e 2 de maio de 2024.

Além de atendimentos, os bombeiros atuaram no recebimento e distribuição de doações para os atingidos e na intermediação de apoio aéreo para operações de resgate. Também foram feitos 158 atendimentos pré-hospitalares, 55 remoções de pacientes, 23 incêndios, 12 abastecimentos de água, 5 buscas e salvamentos, 7 manutenções de vias, 4 salvamentos de animais, 4 atendimentos em situações de vendavais, 3 atividades preventivas, 2 apoios operacionais institucionais, e a remoção de 1 enxame de abelhas.

O presidente dos Bombeiros Voluntários, Junior Fardin, afirmou que houve investimentos no ano passado tanto na formação da equipe quanto na aquisição de novos equipamentos. Entre as novidades, destaca-se a compra de um barco com motor, aparelhos de radiocomunicação através de doação do organizada pelo Instituto Vakinha em cooperação com Badin – O Colono e Pretinho Básico e viaturas também foram incorporadas a frota. Um dos veículos adquiridos é um caminhão de combate a incêndios, especialmente preparado para atender áreas rurais, que contou com recursos provenientes da tradicional campanha do fumo e o Fundo Social Sicredi.

Também foram compradas duas ambulâncias que estão passando por um processo de caracterização. Além disso, uma viatura especial está sendo adaptada para o transporte de equipamentos como desencarceradores, geradores, moto bomba e tanque de água, com o objetivo de melhorar a agilidade nas operações de resgate veicular para vítimas presas em acidentes. Dois importantes equipamentos também foram adquiridos, sendo um desencarcerador pesado e um monitor de sinais vitais, ambos doados pelo Sicredi Centro Serra. Fardin ressaltou a importância do apoio das prefeituras de Sobradinho, Lagoa Bonita, Ibarama, Passa Sete e Segredo, que colaboram com recursos por meio de termos de fomento, permitindo a manutenção de materiais e veículos.

A entidade pretende se reunir com os Executivos municipais até março, conforme o acordo firmado no ano anterior. Outro recurso fundamental para a sustentação da entidade é a tradicional campanha do fumo, que conta com o apoio dos produtores rurais, que destinam recursos que são utilizados para atender demandas urgentes.  Ele agradeceu ainda a Caciss, pelo recurso mensal repassado a entidade com apoio de empresários, o qual mantém as contas de água luz e telefone. Em breve, será lançado um edital para a abertura de vagas para motoristas e novos bombeiros voluntários na corporação de Sobradinho e lembrou que aqui é uma das poucas corporações do Estado que atuam ainda com um efetivo com trabalho totalmente voluntário, ou seja, sem remuneração.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade