O deputado Adolfo Brito (PP) encerra nesta segunda-feira (03), seu mandato de presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em solenidade marcada para às 14 horas, o deputado estadual Pepe Vargas (PT) assume a presidência da Casa até o início do ano que vem. O parlamentar de 66 anos já exerceu os cargos de vereador e duas vezes prefeito de Caxias do Sul, deputado federal e ministro em três ocasiões. A escolha do petista se deu no âmbito de um já tradicional acordo pluripartidário que garante a ocupação dos espaços da Mesa Diretora e das comissões temáticas conforme a proporcionalidade das cadeiras conquistadas pelas legendas na Assembleia.
Na atual legislatura (2023-2026), a responsabilidade recai sobre as bancadas do PT, Progressistas, MDB e Republicanos), mediante revezamento. É tradição da Assembleia Legislativa Gaúcha que cada presidente eleja um tema para trabalhar nos espaços institucionais da Casa, principalmente através do Fórum Democrático. Nesse sentido, Pepe Vargas promete uma gestão pautada pela defesa das instituições democráticas, das pautas do Rio Grande do Sul em âmbito nacional, da independência e da harmonia entre os Poderes estaduais, além de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. Junto de Pepe Vargas, a nova mesa diretora da Casa também deverá ser empossada.
Luiz Marenco (PDT) será 1º vice-presidente e Vilmar Zanchin (MDB), 2º vice-presidente. Sérgio Peres (Republicanos), próximo presidente da Casa, ficará como 1º secretário. A alternância de poder entre as siglas na Casa é um acordo entre os quatro partidos que elegem as maiores bancadas, que alternam anualmente a presidência. Em 2027, será a vez do Republicanos assumir o comando, após o MDB em 2023; PP em 2024 e PT em 2025. As Rádios Sobradinho AM e Jacuí AM acompanham o evento com boletins.