O valor da dívida do município pode ser maior do que o anunciado na semana passada. A informação foi divulgada durante entrevista do prefeito Nélio Fornari ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho, nesta terça-feira (04). Ele estava acompanhado da secretária da Administração, Daiane de Camargo. De acordo com os dois, os dados do sistema interno revelavam, na semana passada, um déficit de R$ 1.599.000,00. No entanto, nos últimos dias surgiram novos números e após consulta ao Tribunal de Contas do Estado, foi constatada uma dívida de R$ 1.878.000,00.
Nélio Fornari disse que a intenção não é ofender ninguém, mas que é necessário falar a verdade. Segundo ele, o controle interno e a auditoria vão apurar com exatidão os números. Questionado se ele não tem responsabilidade sobre esta situação, já que era vice-prefeito na gestão passada, ele respondeu que não tinha acesso às informações. Fornari disse que o levantamento constatou dados que precisam ser esclarecidos, como a locação de veículos nos meses próximos à eleição. Ele levantou a suspeita de que isso tenha vinculação com a campanha eleitoral.
A secretária Daiane de Camargo disse que uma das alternativas é negociar com os credores para evitar cobranças judiciais e um possível bloqueio de contas da prefeitura. O prefeito explicou que a situação exige muita economia e por isso estão sendo feitas apenas contratações estritamente necessárias, como pessoal para limpeza e professores. Também estão priorizados pagamentos de serviços básicos, como: internet, energia elétrica e recolhimento de lixo. A secretária revelou que a energia elétrica, por exemplo, estava com atraso de três meses. Nélio Fornari pediu paciência para a população e anunciou que vai se reunir com as comunidades para definir as prioridades de cada localidade.