Desde 2019, quando 62 municípios gaúchos ainda não contavam com acesso asfaltado, o governo do Estado, por meio do Daer, completou 23 ligações. Atualmente, 18 obras estão em andamento, e está prevista a pavimentação dos 21 acessos restantes até 2025. O governo já investiu R$ 631 milhões e 300 mil reais em acessos municipais.
Mesmo diante dos desafios trazidos pela maior catástrofe climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, seis novas ligações asfálticas foram entregues neste ano, beneficiando cidades como Lagoa Bonita do Sul, conforme informou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressaltou que muitos dos projetos em execução remontam ao final da década de 1990 e foram sujeitos a atualizações técnicas e financeiras. Ele destacou que o impacto econômico para os municípios é imensurável, já que uma estrada asfaltada atrai grandes empreendimentos.
Na região, o Estado prossegue com um projeto de asfaltamento na ERS 531 em Tunas, que prevê a pavimentação de 13 km, e está em andamento o asfaltamento da rodovia ERS 347, que liga Lagoão, com 28 km, além de 5 km na ERS-149 em Pinhal Grande. Embora a ligação para Lagoa Bonita, com 6 km, tenha sido concluída, o pavimento já apresenta alguns problemas, e melhorias na sinalização ainda são necessárias.