Foto: Divulgação
Parte de uma radiossonda atmosférica do comando da aeronáutica, foi encontrada em Campo de Sobradinho. De acordo com o agricultor Jonas da Silva, ele caminhava na lavoura quando avistou o equipamento no chão. Ele é composto por uma placa eletrônica, envolta a um isopor de isolamento, antena e uma linha, onde provavelmente estava acoplado um balão meteorológico, e era mantido em funcionamento com pilhas.
Conforme descrição contida no próprio equipamento, o material pertence ao comando da aeronáutica, e destina-se a colher dados da atmosfera, tais como: pressão, temperatura, umidade, vento do ar superior, a fim de auxiliar pesquisas e previsões meteorológicas em apoio à aviação geral. A descrição informa ainda, que o material não é radioativo, nem reaproveitável, sendo que ao ser encontrado, pode ser guardado ou descartado.
As pesquisas com esse tipo de equipamento são feitas através de uma radiossonda, instrumento utilizado para detecção e registro de características atmosféricas, que é calibrada de acordo com os dados da Estação Meteorológica de Superfície, e acoplado a um balão meteorológico. Geralmente, o raio de influência da radiossonda possui um alcance de até 200 km para estudos.