A rede municipal de ensino promoveu a primeira etapa da Avaliação de Fluência Leitora, como parte das ações do Programa “Alfabetiza Tchê”, vinculado ao Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (PARC). A iniciativa tem como principal objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças gaúchas na idade certa, além de qualificar as práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização.
A aplicação da avaliação contemplou 35 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, o que representa 100% de participação entre os alunos da rede municipal nesta etapa. A atividade consiste na leitura de palavras familiares e desconhecidas, de um texto narrativo e na resposta a perguntas que verificam a compreensão do conteúdo lido.
As leituras são gravadas por meio de um aplicativo específico, permitindo uma análise técnica e precisa dos desempenhos individuais. A avaliação diagnostica a fluência leitora se dá a partir de três critérios principais: velocidade, precisão e prosódia. A velocidade é calculada com base na quantidade de palavras lidas por minuto; a precisão avalia a capacidade de reconhecimento correto das palavras; e a prosódia observa a entonação e o ritmo da leitura, refletindo o nível de compreensão do texto por parte do estudante. Com base nos resultados, os alunos são classificados em diferentes perfis.
Esse diagnóstico é uma importante ferramenta pedagógica, pois permite aos professores e professoras identificar com mais clareza as necessidades de cada estudante, possibilitando a proposição de ações estratégicas para potencializar as aprendizagens e garantir avanços significativos no processo de alfabetização.
A secretária municipal de Educação, Christiane Ravanello Castilhos, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da educação no município. Conforme ela, a Avaliação de Fluência é mais do que um instrumento de diagnóstico sendo uma aliada dos educadores. Christiane ressalta que “com base nesses dados, é possível planejar melhor as intervenções pedagógicas e garantir que nenhuma criança fique para trás no processo de alfabetização”.