Pesquisar
Close this search box.

Arroio do Tigre confirma óbito em decorrência da leptospirose

A informação foi repassada pela secretária da Saúde, Diana Rauber Mergen, em entrevista ao Programa Enfoque desta segunda-feira (22).
Foto: Freepik

A Secretaria da Saúde de Arroio do Tigre confirmou um óbito por leptospirose, doença bacteriana transmitida pela urina de animais infectados. A informação foi repassada pela secretária da Saúde, Diana Rauber Mergen, em entrevista ao Programa Enfoque desta segunda-feira (22). Segundo ela, um outro caso foi confirmado da doença no município. Tratam-se de dois homens, cujos quadros clínicos evoluíram rapidamente e ambos necessitaram de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um deles acabou não resistindo e veio a óbito no dia 28 de março. Já o outro teve alta e se encontra em recuperação em sua residência.

Conforme Diana, os sintomas são muito parecidos com os da dengue e Covid-19, como febre, dor de cabeça, dor muscular, falta de apetite e náusea. A doença é considerada pouco comum, pois acomete apenas 15 mil brasileiros, em média, por ano. A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais, principalmente ratos, infectados pela bactéria Leptospira. Sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade