Pesquisar
Close this search box.

Arroio do Tigre sedia reunião da subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento da COP-10

O evento tem apoio da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre e de entidades ligadas à agricultura e ao setor

Foto: Henrique Lindner

A subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento da COP-10, promove audiência pública na próxima sexta-feira, 25, às 19h, no Ginásio Paletão, Arroio do Tigre. Na oportunidade, será apresentado o Plano de Trabalho e debatido sobre as dificuldades e preocupações com possíveis sanções que possam afetar a cadeia produtiva do tabaco, a partir de deliberações na Convenção Quadro da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorrerá no Panamá.

O evento tem apoio da Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre e de entidades ligadas à agricultura e ao setor. O presidente da Câmara, vereador Carlos Joceli da Silva (Progressistas) e a vereador Adriana Simone Schanne Zimmer (PSB) articularam a promoção da reunião em Arroio do Tigre. Segundo eles, através de dados e números relativos à produção na região Centro-Serra foi possível sensibilizar os membros da subcomissão para realização do encontro. Conforme Carlinhos, os produtores já sofrem uma série de restrições com relação a contratação de crédito e diminuição de áreas plantadas.

Com a audiência pública, o intuito é colher dados para enriquecer um relatório que será encaminhado ao Governo Brasileiro, que fará parte das discussões da COP-10. Conforme o consultor técnico José Francisco Telölken, que compilou os dados da região, no Centro-Serra são cultivados 22.150 hectares de tabaco, sendo que mais de 11 mil famílias tem na produção de fumo sua principal atividade. Ainda segundo ele, na região, o tabaco é responsável por movimentar aproximadamente R$ 1 bilhão.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade