O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Adolfo Brito (PP), recebeu uma comitiva de Salto do Jacuí, formada pelos Tenentes-coronéis do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Elisandro Machado – comandante do 12º Batalhão de Ijuí, e Darlen Silva Ribeiro – chefe de gabinete do Comando-Geral, além da chefe da assessoria de Planejamento Estratégico e Relações Institucionais, capitã, Alessandra Rick dos Passos.
Na oportunidade, o grupo apresentou a demanda da população de Salto do Jacuí para implementar o efetivo de guarda-vidas no Balneário Municipal, que apresenta um crescente potencial turístico. Salto do Jacuí registra, durante a temporada de verão, um aumento populacional de, aproximadamente, cinco mil pessoas, que buscam o Balneário Municipal como forma de lazer, além da participação em atividades e competições náuticas. Com a elevação do número de banhistas, aumenta o risco de afogamentos, argumentação que justifica o pedido apresentado ao chefe do Legislativo Gaúcho. Na oportunidade, o chefe de gabinete do Comando-Geral assegurou a presença de dois guarda-vidas já para o próximo verão.
O serviço estará disponível, inicialmentem aos finais de semana. O Comando dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Sul (CBM-RS) conta, atualmente, com 3 mil integrantes dispostos em 70% dos municípios gaúchos. Também participaram do encontro dessa quarta-feira, a chefe de gabinete da presidência da Assembleia Legislativa Gaúcha, Jaqueline Nunes; o chefe do Gabinete de Segurança Institucional do Parlamento, Tenente-Coronel Rafael Tiarajú; o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Altemir Rodrigues; e os assessores parlamentares Lisandra Schoereder e João Paulo Kroth.