Pesquisar
Close this search box.

Berê Nunes tem mandato de vereador extinto pela segunda vez

O suplente Júlio Miguel Nunes Vieira, também do PP, assumiu como vereador titular.
Foto: Fabrício Ceolin

O Poder Legislativo de Sobradinho decidiu pela extinção do mandato do vereador Janderson Dias Nunes, o Berê, do partido Progressistas. A medida ocorre devido a sua condenação por crimes tributários e a suspensão de seus direitos políticos imposta pela Justiça. A sessão dessa segunda-feira (17), iniciou com a leitura da portaria que formalizou a decisão. O presidente do Legislativo, Valdecir Bilhan, do PL, informou que a Câmara recebeu uma notificação do Ministério Público, solicitando esclarecimentos sobre as medidas que seriam adotadas.

A assessoria jurídica, juntamente com o IGAM, que presta consultoria a órgãos públicos, analisou os pareceres que fundamentaram a extinção do mandato do parlamentar, conforme previsto na Lei Orgânica do município para essas situações. Segundo Valdecir Bilha, embora Berê tenha tido um prazo de 5 dias para apresentar sua defesa, ele não conseguiu comprovar a regularidade de sua situação eleitoral.

O vereador Berê foi eleito para a legislatura 2021/2024 com 238 votos, porém teve seu mandato suspenso em 25 de novembro de 2024. Nas eleições municipais de 2024, foi reeleito com 374 votos, sendo diplomado e empossado antes que seu mandato fosse extinto nessa segunda-feira.

O suplente Júlio Miguel Nunes Vieira, também do PP, assumiu como vereador titular. Miguel foi quem noticiou ao Ministério Público sobre a suspensão dos direitos políticos de Janderson, pedindo que o órgão reiterasse e orientasse a mesa diretora da atual Legislatura sobre a situação do parlamentar condenado.

Em seu discurso na tribuna da Câmara, na noite dessa segunda-feira (17), Miguel destacou que é a quarta vez que ocupa o cargo de vereador e ressaltou a importância dessa função. Ele expressou que não gostaria de assumir o cargo dessa maneira, uma vez que não deseja ocupar o espaço de ninguém, mas que retorna ao cargo por determinação legal.

Prometeu lealdade e comprometimento para honrar os 369 votos recebidos e agradeceu ao seu partido, afirmando que está feliz e que será um vereador de oposição consciente e construtivo. O agora ex-vereador Berê Nunes, não participou da sessão que extinguiu seu mandato nessa segunda-feira (17).

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade