Pesquisar
Close this search box.

Brigada Militar presta homenagem a policiais militares mortos em serviço

A Solenidade ocorreu em todo o Estado, com um minuto de silêncio e o hasteamento das flâmulas a meio mastro no quartéis da Brigada Militar

Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira, a Brigada Militar promoveu na Praça Getúlio Vargas, a uma homenagem por ocasião do Dia Estadual em homenagem aos policiais militares mortos em serviço, conforme Lei Estadual. A Solenidade ocorreu em todo o Estado, com um minuto de silêncio e o hasteamento das flâmulas a meio mastro no quartéis da Brigada Militar. Dentre os presentes na Solenidade, o Comandante Regional do Vale do Rio Pardo, coronel Giovani Paim Moresco, familiares de homenageados, demais Oficiais e Praças da Instituição, autoridades civis e imprensa.

Os homenageados do Vale do Rio Pardo foram o major André Sebastião Santos dos Santos, que faleceu em 10 de abril de 2006, quando concluía sua jornada de serviço no Comando da 2ª cia do 23º BPM e deslocava em apoio às guarnições de serviço no atendimento de uma ocorrência de roubo à empresa de transporte de valores em Santa Cruz do Sul. O Capitão Sebastião foi promovido pós-morte ao posto de major e para que fosse eternizado na memória dos componentes da órgãos policiais militares, foi instituído como patrono do 23º BPM que passou a ser denominado “Batalhão Major Sebastião”.

A soldado Marciele Renata dos Santos Alves faleceu no dia 25 de novembro de 2019, quando estava escalada juntamente com mais colegas integrantes da força tática do 23º BPM de Santa Cruz do Sul, para atuar na área de ação do batalhão, tendo em deslocamento para fazer a segurança de uma audiência na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires, prestado um apoio às demais guarnições que se encontravam num cerco a uma quadrilha que havia efetuado uma série de roubos de veículos na região e interior de Venâncio Aires, sendo que a sua guarnição ao deparar-se com um veículo que se encontrava em situação de roubo e tentar abordá-los, o condutor arremessou–o contra a guarnição, atropelando a Soldado Marciele que após socorrida e conduzida ao hospital da cidade de Sério, não resistiu aos ferimentos vindo a óbito.

O Soldado Flávio Silva dos Santos, no dia 26 de julho de 1996, após informações via ligações telefônicas, de que havia um homem efetuando disparos de arma de fogo em via pública, a guarnição da patrulha bancária, composta pelo Soldado Flávio e mais um policial militar, iniciou, ainda na área central, acompanhamento ao veículo conduzido pelo suspeito. A perseguição continuou até o bairro bom retiro, local onde o acusado parou, desceu do veículo e efetuou dois disparos de arma de fogo em direção à guarnição, sendo que um deles atingiu o soldado Flávio, que foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade