Foto: Bombeiros Voluntários de Candelária
Um acidente na madrugada dessa segunda-feira, 16, em Candelária, chamou a atenção para as condições da ERS-400. O Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária recebeu o chamado pouco depois da meia-noite. O Renault Fluence seguia no sentido Candelária-Sobradinho e teve sua frente obstruída pelo GM Montana, que trafegava no sentido contrário. Segundo a equipe, o motorista da Montana tentou desviar de um buraco na pista, o que resultou na invasão da pista contrária e na colisão.
O condutor do Fluence, natural de Sobradinho, sofreu ferimentos leves e foi encaminhado ao Hospital Candelária pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Já o motorista da Montana, de acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários, abandonou o local do acidente. A Polícia Rodoviária Estadual também esteve presente no local para registrar a ocorrência.
Além de ser um trecho de serra, íngreme e sem acostamento, a ERS-400 tem pouca visibilidade especialmente em dias de chuva, o que potencializa os riscos de acidente. Além disso, por ser margeada por morros e encostas, frequentemente ocorrem deslizamentos de terras e fragmentos de rochas na pista, o que agrava ainda mais o grau de periculosidade da estrada. Há tempos, lideranças da Região Centro-Serra cobram do providências do governo do Estado quanto à constante manutenção da estrada e a implantação de terceira pista ao longo de todo o trajeto entre Candelária e Sobradinho.