Cachoeira do Sul foi selecionada nesta sexta-feira, como uma das cidades qualificadas para receber uma unidade do programa “TEAcolhe” com a instalação de um Centro Macrorregional Autista dos Vales, pela Secretaria Estadual de Saúde. O Município foi contemplado juntamente com Pelotas na região Sul e Santa Rosa na região Missioneira. A unidade irá tratar de pessoas com transtorno do espectro autista e visa o desenvolvimento pessoal, à inclusão social e à cidadania e apoio às famílias.
A conquista de Cachoeira foi comemorada pelos vereadores Magaiver Dias (PSDB) e Antônio da Saúde (PSDB), juntamente com o delegado regional do partido Leandro Balardin, que levantaram esta bandeira desde a abertura do edital por parte do Governo do Estado. Os objetivos do TEAcolhe são qualificar os profissionais das diferentes áreas de atendimento no tema do autismo, sensibilizar a sociedade quanto à inclusão da pessoa com autismo e da família e horizontalizar o atendimento multiprofissional integrado à pessoa com autismo e à família.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) reúne desordens do desenvolvimento neurológico que começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta, como autismo infantil precoce, autismo infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, transtorno global do desenvolvimento sem outra especificação, transtorno desintegrativo da infância e a síndrome de Asperger. Estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças têm Transtorno do Espectro Autista. Essa estimativa representa um valor médio, e a prevalência relatada varia substancialmente entre os estudos.