Pesquisar
Close this search box.

Caminhadas na Natureza são reativadas com grande público

Caminhantes percorreram 12 quilômetros por estradas de Linha Apolinário, Linha Campos e Granja do Silêncio.

Foto: Henrique Lindne/Rádio Sobradinho AM

Cento e trinta e nove pessoas com idades entre 9 e 82 anos participaram da 11ª Caminhada na Natureza em Sobradinho, no último sábado (16). Este foi o maior público desde o início do projeto e marcou a retomada das atividades depois da suspensão causada pela pandemia. Como sempre ocorre, os caminhantes de vários municípios do Centro Serra saíram em frente à Igreja Matriz dos Navegantes, após benção do padre Gelso Bernardy.

Eles percorreram 12 quilômetros por estradas de Linha Apolinário, Linha Campos e Granja do Silêncio. No trajeto, puderam observar belas paisagens com muito verde e as águas do Arroio Carijinho. Como o roteiro apresentava vários aclives, foram feitas duas paradas antes do café: uma na altura das pedreiras de onde é retirado o material para a pavimentação de ruas, e a outra no Balneário das Nascentes. Um farto café da tarde foi servido pela Agroindústria Pavanato em Granja do Silêncio. Cada participante pagou R$20,00 reais de inscrição o que garante o acompanhamento de guias – todos voluntários -, carro de apoio com água e o café. O total arrecadado foi totalmente repassado à agroindústria.

O Secretário da Agricultura de Sobradinho, um dos responsáveis pelas caminhadas, lembrou que os objetivos do projeto são a valorização dos produtos elaborados pelas famílias de agricultores e o estímulo ao turismo rural. Adriano Dreher adiantou que a próxima caminhada será em dezembro. Nos próximos anos, a intenção é desenvolver as Caminhadas na Natureza em vários outros municípios do Centro Serra e Vale do Rio Pardo com recursos da Consulta Popular que estão em processo de liberação pela Secretaria Estadual de Turismo.

A verba será aplicada na aquisição de materiais de apoio e desenvolvimento de atividades pedagógicas de turismo nas escolas públicas dos municípios que serão beneficiados com o projeto. As Caminhadas na Natureza surgiram de uma parceria entre Emater/RS, Prefeitura de Sobradinho, Casa da Cultura e grupo Caminhos do Campo. Elas foram inspiradas em projeto semelhante do Paraná.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade