Pesquisar
Close this search box.

Comandante da Brigada Militar do Centro Serra revela dados criminais de 2022

Comandante avaliou como positiva a ação da BM no final do ano, o que inibiu ações criminosas

Foto: Henrique Lindner/Rádio Sobradinho

O comandante da 5ª Cia da Brigada Militar considerou um sucesso as operações promovidas pela instituição no final de 2022, nos municípios do Centro Serra. O capitão Charles Sonnenstrahl Filho, em entrevista ao programa Enfoque, revelou que não houveram registros de roubo, furto ou assalto. Ele avalia que a presença ostensiva dos policiais nas ruas, inibiu a ação dos criminosos.

Entre os dados 2022 apresentados pelo oficial, destaque para queda em cerca de 40% no abigeato, furtos e roubos de veículo caíram 50%, diminuiu em 15% o crime de receptação, estelionato em 5%, tráfico e posse de entorpecentes 30% e posse de armas 30%. Ele salientou que o número de registros de violência doméstica subiu 10% e casos de estupro 30%. O capitão avalia que isso se deve a campanhas de conscientização, onde as vítimas estão procurando seus direitos.

Questionado sobre a determinação da Delegacia Regional que suspendeu os atendimentos das delegacias de Sobradinho e Arroio do Tigre, aos finais de semana em janeiro e fevereiro, disse que a Brigada Militar vai procurar medidas de não deixar a população desassistida. Caso for necessário deslocar para um registro de ocorrência em Santa Cruz, uma guarnição de outro município deverá dar apoio para cidade que necessitar.

O Capitão Charles Sonnenstrahl Filho disse que se o preso for réu primário e a pena do crime que ele cometeu seja menor que 4 anos, eles não conduzirão o criminoso para registro na Delegacia de Pronto Atendimento. Com isso, farão o registro e apreensão diretamente no sistema da Brigada Miliar, e posteriormente vão encaminhar o registro para Polícia Civil.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade