COMDIM de Arroio do Tigre vai promover ações de enfrentamento à violência contra a mulher

Conselho tem desempenhado papel essencial no enfrentamento à violência de gênero
Diana Mergen e Viviane Mergen

O Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (COMDIM) vai implementar ações a fim de orientar e coibir casos de feminicídio no município. Conforme a presidente do órgão, Viviane Redin Mergen, após reunião que tratou do assunto, foi definida uma série de ações junto à Olimpíada Rural de Arroio do Tigre, que ocorre na próxima semana. Em entrevista ao Programa Enfoque, ela destacou que serão entregues panfletos informativos sobre feminicídio, contendo orientações para mulheres e também para os homens.

Além disso, será disponibilizada uma caixa lacrada no banheiro feminino, onde mulheres que estejam passando por algum tipo de violência possam pedir ajuda, informando nome e telefone. Conforme a secretária de Saúde, Diana Rauber Mergen, há uma rede de apoio profissional que oferece suporte às mulheres que sofrem violência domiciliar.  Criado por lei em 2005, o COMDIM foi reativado em 2022 com nova legislação, passando a atuar em conjunto com a Secretaria da Saúde e a Secretaria de Assistência Social.

Desde então, o conselho tem desempenhado um papel essencial no enfrentamento à violência de gênero e na promoção de políticas públicas voltadas às mulheres do município. Segundo elas, outras ações serão desenvolvidas ao longo do ano com o intuito de coibir a violência contra a mulher.

O conselho também reforça que nenhuma mulher está sozinha. Canais como a Central de Atendimento à Mulher (180), a Brigada Militar, a Polícia Civil, as unidades de saúde, a Secretaria de Assistência Social e o CRAS estão disponíveis para oferecer apoio e proteção em situações de risco.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade