A campanha para as eleições municipais de outubro, começou oficialmente nesta sexta-feira (16), estando liberadas as propagandas e os pedidos de votos, na internet e nas ruas. A campanha ocorre até a véspera da votação, marcada para 6 de outubro. São permitidos, por exemplo, a distribuição de santinhos, as caminhadas, carreatas, os comícios, o uso de equipamentos de som e outros tipos de manifestação política, bem como a transmissão desses eventos pelas redes sociais. Nos doze municípios da região Centro Serra concorrem 27 candidatos a prefeito e vice, e 385 candidatos a vereador.
Em Sobradinho são 3 candidatos ao Executivo e 46 ao Legislativo. Em Arroio do Tigre concorre um candidato a prefeito e 25 para vereador. Cerro Branco tem duas chapas ao Executivo e 28 candidatos ao Legislativo. Em Estrela Velha dois candidatos concorrem a prefeito e 15 a vereador. Ibarama tem duas chapas para o Executivo e 20 candidatos ao Legislativo. Lagoa Bonita tem candidatura de consenso a prefeito, e 15 concorrentes a uma vaga na Câmara. Lagoão tem dois candidatos a prefeito e 40 a vereador. Em Salto do Jacuí concorrem duas chapas para o Executivo, e 48 candidatos buscam vaga no Legislativo. O município de Segredo tem dois candidatos à prefeito e 26 para vereador. Em Tunas, dois candidatos a prefeito e 18 para vereador. Novo Cabrais tem três candidatos ao Executivo e 50 para o Legislativo, e no município de Jacuizinho, duas chapas disputam a prefeitura, e 24 candidatos buscam vaga na Câmara de Vereadores. Em Passa Sete são três postulantes ao cargo de prefeito e 30 ao de vereador:
Pelas regras, os candidatos podem lançar seus sites e pedir votos em perfis de rede social e aplicativos de mensagem, embora seja proibida a contratação de disparos em massa. Também está proibido pagar para que personalidades e influenciadores veiculem propagandas de candidatos em seus perfis na internet, ainda que essas pessoas possam manifestar voluntariamente o apoio a candidatos e fazer a veiculação gratuita de material de campanha. O impulsionamento de propagandas na internet – isto é, o pagamento por maior alcance de pessoas – está permitido sob uma série de condicionantes, entre elas a de que a plataforma a oferecer o serviço mantenha um canal de atendimento ao eleitor, por exemplo. As propagandas eleitorais que começaram nesta sexta-feira não devem ser confundidas com o horário eleitoral gratuito em rádio e TV, que será transmitido de 30 de agosto a 3 de outubro.
O uso desses meios de comunicação de massa é mais restrito, sendo proibida a contratação de espaço publicitário além do tempo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada partido. Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, disponível para celulares com sistema operacional Android ou iOS. O TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado em casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de Inteligência Artificial, comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares.
(Notícia atualizada em 17/08/2024).