Foto: Divulgação
A solenidade de entrega da premiação dos vencedores da Etapa Municipal do Prêmio MPT na Escola 2023, ocorreu no Polo Regional de Educação de Sobradinho. A iniciativa do Ministério Público do Trabalho visa premiar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais, produzidos por alunas e alunos das Instituições Públicas de Ensino.
Neste ano, o tema foi o “Resgate a Infância: a Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. O evento contou com a presença da secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Cleura Minetto; coordenadora Pedagógica Simone Salvatti de Carvalho; diretoras das escolas participantes, coordenadoras, supervisoras, professores orientadores, estudantes e familiares. O Prêmio MPT na Escola recebeu, na Etapa Municipal, inscrições de trabalhos em quatro categorias: Conto, poesia, música e desenho. A Administração Municipal e a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Sobradinho parabenizam a todos os alunos, professores e equipes diretivas que se envolveram no desenvolvimento deste Projeto, que já vem sendo realizado há vários anos em nosso Município, inclusive com premiações na Etapa Estadual em anos anteriores.
A secretária de Educação, Cleura Minetto, destaca que as crianças puderam trabalhar temáticas importantes, através da arte: música, poesia, conto e desenho. No Grupo 1 que envolveu o Trabalho Infantil do “4° e 5° anos”, os vencedores são: 1° lugar, na Categoria Desenho: “Trabalho Infantil é Crime”, da aluna Luísa Barbosa Manske, do 4° ano da Escola Dr. Adolpho Sebastiany, tendo como professora Orientadora: Fátima Homrich Helmann. 1° lugar, na Categoria Poema: “Nunca diga Sim ao Trabalho Infantil”, das alunas Isabela da Rosa Alves e Tainara Amanda da Silva Barbosa, do 4° ano da Escola Flor Fabrício Ceretta, e professora Orientadora: Angelita Turcatto Rachor. 1° lugar, na Categoria Conto: “Criança não trabalha”, da aluna Medlyn Hermes Dona, do 4° ano da Escola São Valentim, com a professora Orientadora: Marjani Dornelles.
No Grupo 2: Profissionalização – Adolescente/Aprendizagem Profissional “6° e 7° ano”: 1° lugar, na Categoria Música: “Futuro em Ação”, das alunas Ritiele Eduarda do Nascimento e Valentina Ryani Jaeger, do 7° ano da Escola Municipal Espírito Santo, e professores Orientadores: Marelu Aparecida Rachor Colombelli e Cristiano Augusto Mundt; 1° lugar, na Categoria Poema: “Sonho de uma jovem estudante”, da aluna Nathaly Mariana Jaeger de Souza, do 7° ano da Escola Espírito Santo, e professora Orientadora: Marelú Aparecida Rachor Colombelli, e 1° lugar, na Categoria Conto: “Vida de Aprendiz”, do aluno Kauãn Antônio Batista de Lima, do 6° ano Escola Geralcino Dornelles, e professora Orientadora: Ana Paula Muller.
Já no Grupo 3: Segurança e Saúde nas Escolas e no Trabalho do “8° e 9° anos”: 1° lugar, na Categoria Desenho: “Nossa Escola Antiga, com escadas e sem segurança & Nossa Escola Nova, sem escadas, acessível e segura”, da aluna Andressa Rodrigues de Queiros, do 8° ano da Escola Espírito Santo. Professoras Orientadoras: Renete de Arrial e Kelli Buligon; 1° lugar, na Categoria Poema: “Escola Segura”, da aluna Antônia Wachholz, do 8° ano da Escola Municipal Dr. Adolpho Sebastiany, e Professora Orientadora: Milene Serena. Já o 1° lugar, na Categoria Conto: ficou com o trabalho “Construindo segurança em nossa Escola”, da aluna Maria Luiza Selau Lopes, do 9° ano, da Escola Municipal Seomar Mainardi, com a professora Orientadora: Janaína de Ávila Maciel. Os trabalhos vencedores da etapa municipal estão classificados para etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2023.