Pesquisar
Close this search box.

Contato com a água nas inundações aumenta riscos de doenças

As principais são leptospirose, hepatite A, além de doenças diarreicas, tétano acidental e acidentes com animais peçonhentos.
Foto: Freepik

Além de devastar municípios, ocasionar mortes, deixar inúmeros desabrigados e desalojados em todo o Estado, as enchentes podem ocasionar doenças que são transmitidas em contato com a água contaminada das inundações.

As principais são leptospirose, hepatite A, além de doenças diarreicas, tétano acidental e acidentes com animais peçonhentos. Segundo a professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde (PPGPS) da Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenadora do Projeto de Extensão Pró-Saúde, professora Lia Possuelo, a Unisc está preocupada com essas doenças. Ela ressalta que “agora é um momento em que as pessoas estão retornando, com a possibilidade de limpar suas residências e recomeçar. Por isso, é preciso pensar de que forma é possível se proteger para minimizar os riscos”.

A professora alerta para os acidentes com animais peçonhentos, como aranhas e cobras, que podem ficar escondidos embaixo de entulhos. Também, a leptospirose, diarreias, hepatite A, que são algumas das doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada. Lia Possuelo lembra que em caso de lesões na pele ou machucados, a pessoa deve procurar, com urgência, o serviço de saúde mais próximo e comunicar os detalhes do acidente ao profissional de saúde. A mesma coisa deve ser feita nos casos de sintomas como febre, diarreia, vômitos, entre outros.

Ao acessar e navegar neste website você está de acordo com a nossa Política de Privacidade